Criptomoeda


Criptomoeda é "o termo utilizado para moedas digitais passíveis de criptografia. Cada moeda digital usa um algoritmo próprio e geralmente embute criptografia. O termo "cript" vem de criptografia (o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade)".

A 9 de Março de 1993, Eric Hughes no seu manifesto demonstrava especial preocupação com a inexistência de privacidade na Internet. 20 anos depois e apesar de continuarmos a não ter uma grande preocupação em relação a este assunto, a verdade é que se eu mandar um email para um amigo meu sei que este email passará por diversas maquinas/servidor até chegar ao computador dele e que em algumas delas o email será copiado para "sabe-se lá o que". Hughes defendia que, tal como no passado em que defendemos a nossa privacidade com sussurro, envelopes, portas fechadas, apertos de mão secretos e correio, deveríamos fazer o mesmo "actualmente". Ele desafiou todos a criar sistemas anónimos que ... a nossa privacidade através de criptografia, sistema de entrega de email anónimos, assinaturas digitais e dinheiro electrónico. 

Hoje em dia a moeda electrónica ou criptomoeda(crypto-currency) juntamente com as redes peer-to-peer conseguem descentralizar as transacções e usos dos seu utilizadores, tornando-se inviável para qualquer entidade, governamental ou não, a manipulação do valor da criptomoeda ou a indução de inflação através de, por exemplo, a impressão de mais notas.

A Bitcoin (BTC)surge em 2009 por Satoshi Nakamoto e é considerado neste momento por quase todos os utilizadores como o"Ouro digital" o que, para uma moeda digital que neste momento (final de Fevereiro de 2013) está a valer aproximadamente 90 dollars, faz todo o sentido.
Tal como no mundo real, no mundo digital existe a prata. Pelo seu desenvolvimento e crescimento robusto, o florescimento de mercados de serviços e produtos, o crescimento de transacções e utilizações desta moeda, temos vindo a assistir à ocupação da Litecoin (LTC) na segunda posição como moeda digital, sendo já trocada por dólares  O mercado btc-e.com é o principal impulsionador do "big bang" que está a acontecer com as Litecoins (LTC).

Exemplos de criptomoedas: 

Litecoin (LTC)
Bitcoin (BTC)
Tenebrix (TBX)
SolidCoin
Ixcoins
Coinbuck


Caso tenham achado útil e queiram realizar alguma contribuição, aqui fica o meu endereço:
LXWycwANHzmCtqr6VLmUzp1AyePEYeL8E5 

Sem comentários:

Enviar um comentário